Sob o patrocínio do Istituto Italiano di Cultura e marcando o mês da Itália no Brasil, Música nas Igrejas realiza a partir de 9 de setembro o festival Primavera Barroca para homenagear dois compositores barrocos nascidos há exatos 300 anos:
- Giovanni Battista Pergolesi, genial compositor que viveu apenas 26 anos, e
- Wilhelm Friedemann Bach, o filho mais velho do grande Johann Sebastian.
O festival inicia-se em 9 de setembro, época em que se comemora a chegada da Imperatriz Teresa Cristina, napolitana de origem, com a apresentação das obras-primas de Pergolesi
- “La Serva Padrona” – ópera cômica, registrada no filme de Carla Camurati
- “Stabat Mater“, apresentado pelo conjunto Bene+Dictus e pela soprano Laura Antonaz
Neste mesmo concerto, serão apresentados trechos da missa inédita que Pergolesi escreveu por encomenda da corte portuguesa e que foi resgatada na Biblioteca do Palácio da Ajuda.
A soprano italiana Laura Antonaz, vencedora do concurso internacional de canto barroco “G. B. Pergolesi”, de Roma, vem pela primeira vez ao Brasil, assim como o inglês Robert Hill, um dos mais aplaudidos especialistas do pianoforte em todo o mundo. A presença no Brasil da soprano Laura Antonaz é patrocinada pelo Instituto Italino di Cultura.
Os tres concertos “Barroco para crianças” serão realizados na região da Linha Amarela, em comunida-des onde atua a LAMSA, um dos patrocinadores da série.
Direção artística e curadoria: Rosana Lanzelotte
Direção executiva: Lilian Barretto
Produção: Sonata Produções Artísticas
Assessoria de Imprensa: VERBO ViRTUAL
Luciana Medeiros – 21- 2294-4560 / 8139-0202
e Roberta Rangel (21) 7825-6477